CUIDADO! Você pode estar sendo treinado para ser um… CAGÃO!

O CAGONAUTA
(Texto adaptado do original de Luciano Pires)

Dicionário Aurélio:

CAGÃO = adjetivo e substantivo masculino
1. Sentido figurado pejorativo: Que ou o que não tem coragem; medroso, covarde
2. Por extensão de sentido: Que ou o que é tímido, fraco, frouxo
3. Sentido figurado: Que ou o que é tolo; idiota, palerma
4. Derivação: Que ou o que é presunçoso, vaidoso, gabola, pedante.
CAGAÇO = grande medo; pavor; susto. Estado de quem tem ou está com medo ou assustado. Falta de coragem; covardia.

gerente neanderthalo

Há cerca de dois meses, depois de uma reunião, almocei com o diretor de uma empresa, o Ari. Durante todo o tempo, ele ficou me contando das suas dificuldades para conseguir com que seus funcionários sejam mais eficientes.
Ari não parou de reclamar que o seu pessoal não tinha comprometimento, nem senso de responsabilidade, etc. Reclamou que tinha que ficar o tempo todo “em cima” da turma para que as coisa acontecessem. Que o pessoal só trazia problemas e mais problemas. Que seus encarregados eram medrosos e que já estava no limite de mandar a maioria embora para procurar gente mais competente.
Como eu o conhecia de longa data, não precisei pensar muito para “sacar” o problema. Ari dirige a empresa com “mãos de ferro”, ou seja, quando ele chega na empresa as pessoas estremecem. Todos tem medo de ser a vítima do dia, de serem desmontados por cometer um erro ou por dizer uma palavra mal colocada.
A maioria dos seus funcionários tinha uma sensação em comum: MEDO. Medo do Ari.
Ou seja: O ARI É UM CAGONAUTA.

CAGONAUTAS são aqueles empresários, gerentes e encarregados que vivem diariamente rodeados de CAGÕES. E os bons cagonautas, não conseguem enxergar a sua responsabilidade na produção de CAGÕES. Eles são muito competentes em pelo menos seis regras básicas para a criação deles:

1. São emocionalmente instáveis
2. Humilham os funcionários
3. Punem quem traz más notícias
4. Não dão espaço para a comunicação franca
5. Castigam quem falha na primeira tentativa
6. São resistentes às mudanças

Cada vez que o Ari humilha um funcionário, cria um novo cagão. E, quando isto é feito na frente dos outros 30 funcionários, ele cria 31 cagões. Ninguém quer ser o próximo a ser esculachado, portanto o melhor é não se expor, ficar quieto no seu canto, bem escondido.
Quando alguém comete um engano, é trucidado pelo Ari, “O CAGONAUTA”, e deixa de ter iniciativa própria. Ninguém quer correr riscos na sua empresa.
– Mas como é que ninguém me falou disso antes? grita o cagonauta.
E quem será idiota para levar a má notícia ao Ari? Melhor deixar o tempo passar…
E o problema vai crescendo, crescendo… Quando chega ao conhecimento do cagonauta, é tarde demais. Já está fora de controle, não dá para consertar.
O processo de comunicação, então, é totalmente travado. Ninguém se dirige ao Ari de forma aberta, transparente. As pessoas tem medo das conseqüências…
Ele diz sempre: – É um bando de incompetentes!!!, etc., etc.
Não! Ari não é o único não. Estou sempre encontrando CAGONAUTAS por aí. E nenhum deles percebe que aquele bando de cagões incompetentes que o circundam, são suas crias! No mundo de hoje, competitivo e apressado, não
vence quem tem a melhor tecnologia, os melhores planos, mais velocidade. VENCE QUEM NÃO É CAGÃO!
Caro amigo leitor: Se o diretor da sua empresa, seu chefe ou seu encarregado é um CAGONAUTA igual o Ari, tome cuidado pois ele pode estar te treinando para ser um… CAGÃO!

Comente este artigo pelo e-mail: ferrari@jferrari.com.br
WhatsApp: 19 99787.4315 | Skype – ferrari.idt
Me conheça aqui: http://jferrari.com.br/site/quem-somos/
No You Tube: GRÁFICOS E GRÁFICAS